Como aproveitar a expertise de parceiros no Outsourcing Patrimonial
O outsourcing patrimonial é um reforço estratégico dos processos de controle do conjunto dos bens de uma empresa. Ele significa dividir o controle patrimonial com um parceiro que tenha a expertise necessária para fazer desse processo um importante diferencial competitivo.
Se você é um gestor já deve saber que administrar o ativo fixo da empresa não é uma tarefa das mais simples. O controle patrimonial exige pessoal conhecimento tecnológico, financeiro, contábil e fiscal.
Claro, nem sempre uma empresa tem os colaboradores preparados para esse desafio. Sendo assim, contar com uma consultoria especializada que tenha todo o conhecimento e as ferramentas necessárias para esse trabalho é uma vantagem que tem que ser considerada.
Em primeiro lugar é importante não confundir o outsourcing de processos com a terceirização. Os dois conceitos são parecidos, mas a atuação de cada um se dá em uma camada diferente de importância dentro da empresa.
A terceirização é o controle de processos mais simples e ligados a uma camada mais simples de funcionamento, ainda que tenha uma grande importância no dia a dia.
Bons exemplos disso são as empresas terceirizadas que prestam serviços de limpeza e segurança. Obviamente elas têm uma função importantíssima, mas isso se dá em nível operacional, e não estratégico.
Explicando de outra maneira, os serviços terceirizados não têm poder de decisão sobre os processos e não requerem grandes conhecimentos técnicos, no entanto definitivamente são de grande importância para qualquer empresa.
Já quando falamos de outsourcing, o foco é uma mão de obra altamente especializada. Dois dos principais exemplos desse tipo de serviço são o outsourcing em tecnologia da informação e no controle patrimonial, mas também há serviços em áreas como a comunicação ou a jurídica, por exemplo.
O foco é importante para qualquer profissional. Se uma empresa, por exemplo, produz e vende um determinado produto, queremos profissionais focados no processo de produção e outros voltados para o contato com os clientes e nos processos de venda (inclusive a distribuição).
Ainda assim, essa mesma empresa também precisa se preocupar com muitas outras questões, como a comunicação, a tecnologia da informação, a jurídica, a contábil e a de controle do patrimônio.
Colocar um líder da produção ou um gerente de vendas para cuidar dessas questões, que têm grande importância, mas não são exatamente parte do core business, é uma estratégia fadada ao insucesso. Ou seja, ele não vai cumprir bem nem o papel que realmente se espera dele (produzir ou vender) e nem as demandas importantes que os outros processos exigem.
Por outro lado, um serviço de outsourcing libera o colaborador para que ele trabalhe no que ele realmente conhece, enquanto os demais processos estão nas mãos de profissionais altamente especializados.
Entender esse grau de especialização e saber dividir as informações (que muitas vezes são sensíveis e estratégicas) são as melhores maneiras de aproveitar a expertise dos profissionais do serviço de outsourcing.
Esses especialistas vão analisar os dados, promover os processos, e trazer para o gestor da empresa um panorama técnico e científico sobre a questão que está sendo analisada. Note que o outsourcing é uma consultoria, e a decisão final sobre cada tema cabe à empresa contratante. Ou seja, não há perda de autonomia.
O controle do patrimônio otimiza o uso dos bens da empresa. As compras e as manutenções são cuidadosamente analisadas, fazendo um uso muito mais inteligente dos recursos. Além disso, ele traz segurança contábil, uma vez que evita sanções que poderiam nascer devido a erros na execução de pareceres.
Assim, contar com um serviço de outsourcing patrimonial significa: ● Aperfeiçoar seu processo interno; ● Atualizar o processo de forma tecnológica; ● Aumentar seus resultados de produtividade; ● Adequar as atividades segundo as leis e normas vigentes do segmento de mercado que atua; ● Reduzir o tempo de resposta a possíveis mudanças no macro e micro ambiente de sua organização.
Note que ao contratar um serviço de outsourcing de processos, você estará dividindo questões estratégicas da sua empresa com pessoas de fora dela. É claro que isso exige um alto grau de confiança.
Pesquisar muito, conferir a avaliação de parceiros e conversar com outras empresas que já tenham usado um serviço deste tipo é uma forma de encontrar o parceiro ideal.
Se você procura um serviço de Outsourcing Patrimonial perfeito e confiável, é hora de conhecer uma empresa com essas características. Esse é o caso da Integrade Consulting.