E a avaliação do imóvel é apresentada através de um laudo que reúne todas as características e informações necessárias para quem deseja investir em ativos imobiliários.
O que é o laudo de avaliação imobiliária?
Além de determinar quanto o imóvel vale, a avaliação oferece uma nova perspectiva: quanto aquele imóvel vale como investimento? Não é incomum pessoas comprarem imóveis para revender ou alugar. A depender da transação, o imóvel pode ser oferecido inclusive como garantia, mais uma razão para investir nesse tipo de ativo.
Seja uma sala comercial, apartamento, galpão ou casa, o laudo de avaliação imobiliária apresenta critérios próprios, estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), CONFEA=CREA, Diretrizes IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias) e RICS, organização internacional que estabelece critérios e diretrizes para avaliação e negociação de imóveis.
Por que fazer o laudo de avaliação de imóveis?
O laudo de avaliação de imóveis possibilitada, especialmente ao investidor, conhecer o valor atribuído aquele ativo.
Esse tipo de laudo pode ser solicitado, por exemplo, em disputas judiciais, em contratos de venda ou locação de imóveis. Os financiamentos também não escapam do laudo.
Para quem deseja financiar a casa própria, por exemplo, é imprescindível a existência de laudo assegurando as condições e os valores do imóvel. O mesmo se aplica a quem deseja investir e busca segurança sobre onde está investindo seu dinheiro.
Informações constantes do laudo
Seguindo, principalmente, as diretrizes da ABNT, o laudo de avaliação de imóvel deve conter informações claras sobre:
- Localização do imóvel;
- Documentação;
- Uso e condições do imóvel (estrutura, acabamentos etc.).