Se você é um investidor da área, certamente sabe bem o quanto pode ser complicada a gestão de propriedade de imóveis. Houve uma época em que era necessário um escritório inteiro voltado para essa tarefa, com arquivos cheios de documentos e profissionais de olho em datas, prazos e novidades na legislação.
Claro que o capital humano ainda é uma necessidade, afinal sabemos da importância de um profissional capacitado, seja ele um contratado direto ou um consultor terceirizado. O sistema não substituí este profissional, e sim representa uma ferramenta poderosa para melhorar todo o processo de gestão.
Um excelente programa tem a capacidade de otimizar o gerenciamento de imóveis ao centralizar dados, disponibilizar o cruzamento de informações, alertar para datas e prazos, e ainda ao gerar relatórios confiáveis e atualizados em tempo real.
Por que fazer a gestão de propriedade de imóveis
O mercado oferece excelentes profissionais, muitos deles locados em empresas de consultoria, chamados property manager, que em uma tradução livre seria algo como gerenciador de imóveis
Estes profissionais são especializados em aspectos de gestão relacionados ao dia a dia, mas vão muito além, cuidando de toda a administração dos mais diferentes tipos de imóveis. Sem dúvida, um shopping center tem características diferentes de um empreendimento de saúde, assim como um parque industrial tem particularidades distintas de um edifício residencial.
Os objetivos finais deste tipo de gestão são reduzir custos, encontrar os melhores caminhos tributários (evitando multas e encargos extras de taxas e impostos), e alavancar o valor do imóvel.
Em todos os casos, o resultado pode ser verificado na satisfação dos usuários e na maior rentabilidade para o investidor.
Para atingir plenamente estes resultados, o property manager precisa de um sistema com um conjunto de serviços totalmente integrados, que ofereçam um gerenciamento de qualidade, esteja ele no setor público ou privado. No entanto, o primeiro passo é a segurança dos dados.
Segurança em primeiro lugar, com um amplo pacote de serviços
Ainda que uma plataforma tenha vários recursos que atendam muito bem a um determinado objetivo, ela de nada vale se não tiver rigorosos protocolos de segurança. Antes de mais nada, se você for escolher um programa, seja qual for a área, busque sempre a proteção total aos seus dados e à privacidade.
No caso do gerenciamento de propriedade, a ferramenta precisa ter como função primordial a garantia da credibilidade e a confiabilidade das informações cadastradas. Todo e qualquer dados envolvido tem que ficar armazenados dentro de um ambiente seguro e organizado.
Da mesma forma, este software tem que oferecer uma série de recursos que gerem todos os indicadores necessários para o gerenciamento de imóveis perfeito. Entre eles:
● Controle de impostos e digitalização de documentos (escrituras, IPTU, registros, plantas e outros);
● Controle e atualização de valores;
● Controle de imóveis à venda;
● Informações referentes ao aluguel;
● Informações sobre usufruto;
● Controle de Impostos;
● Informações de IPTU;
● Informações de dívidas;
● Informações sobre tributos;
● Lista de características físicas do imóvel.
Um programa com essa quantidade incrível de dados terá condições de oferecer um completo controle físico, legal, patrimonial e contábil das propriedades e vai além! Com uma quantidade incrível de informações sobre diferentes imóveis, ele será capaz de cruzar dados e gerar relatórios analíticos e comparativos, otimizando o processo de gestão.