Entender a importância de um avaliador de imóveis profissional não é difícil. Bem diferente da tarefa de vender um imóvel no Brasil ultimamente. O mercado, apesar de dar mostras de recuperação, não está aquecido como há alguns anos e isso pode ser um problema enorme para quem quer transformar o investimento em dinheiro.
Pois saiba que uma avaliação imobiliária muito bem-feita aumenta bastante a possibilidade de venda em um espaço de tempo mais curto. Uma supervalorização faz com que o imóvel “encalhe” para venda. Por outro lado, subvalorizarão pode representar grandes prejuízos.
Para encontrar o valor perfeito, o perito que cuida desta avaliação deve emitir um documento que tem utilidade também quando há também para disputas judiciais, inventários, partilhas, desapropriações e até quando o imóvel servir como garantia bancária.
Claro, se você der uma busca agora mesmo, pode encontrar uma planilha de avaliação de imóveis online, mas fazer isso por conta própria pode trazer mais problemas do que soluções.
Contar com ajuda profissional é a maneira mais rápida e segura de fazer negócios e, por isso, vamos conhecer as qualificações que um bom avaliador de imóveis. Acompanhe!
Como é feita a avaliação Imobiliária
Não é raro encontrar dois imóveis muito parecidos com preços bem diferentes e não há nada de errado com isso. Aos olhos de um leigo, a diferença pode chamar a atenção, mas um perito avaliador de imóveis se baseia em dados técnicos concretos para chegar ao valor.
A perfeita avaliação de imóveis leva em conta fatores como oferta, localização, topografia, idade e conservação, padrão construtivo e fator frente/fundos. Ou seja, há critérios técnicos bem definidos para que se chegue a um intervalo de valores para um determinado imóvel.
Ao fim do processo, é necessário emitir um laudo técnico de avaliação, seguindo toda a regulamentação expressa na NBR 14653, a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, o laudo precisa seguir regras de outras entidades, como o Sistema CONFEA-CREA, Diretrizes IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias) e RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors).
Obviamente, quando lidamos com um conjunto complexo de normas, um profissional experiente entregará um laudo muito mais completo do que um amador ou curioso.
Um avaliador de imóveis precisa ser credenciado junto ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). Para obter a credencial, o profissional precisa ter concluído um curso de superior em Gestão Imobiliária ou do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
Em geral, este perito tem nível superior ou técnico e deve estar registrados em conselhos profissionais regulamentadores como o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia),
CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e CRECI (onselho Regional de Corretores de Imóveis).
Leia também! Benfeitorias em um imóvel
Avaliação de imóveis passo a passo
A elaboração de um laudo perfeito, em geral, é feita em três partes: pesquisa de mercado, homogeneização dos valores e análise estatística.
Logo depois, busca-se uma homogeneização dos valores. Nesta etapa, são avaliador fatores como as condições da rua, a iluminação, o fornecimento de energia elétrica de gás. Outras características como a acessibilidade, as opções de transporte público, a segurança do bairro, entre muitos outros também fazem parte deste estudo.
Os dados encontrados na etapa anterior levam ao último passo, a análise estatística. Neste momento todos os dados são compilados. Só a partir da análise de todos os dados o avaliador terá condições de encontrar o melhor intervalo de valor para o imóvel.
Como escolher o melhor serviço de Avaliação de Imóveis?
A pesquisa é o melhor método para a escolha do melhor profissional avaliador de imóveis. Em primeiro lugar é precioso saber se ele tem toda a certificação necessária. Lembre-se, ele só terá toda essa certificação se tiver provado junto aos órgão competentes que tem a expertise necessária.
Além disso, encontrar uma empresa que tenha experiência neste tipo de avaliação é extremamente recomendável. Profissionais que conheçam plenamente os processos de negociação, compra, venda, locação, avaliação de imóveis e de documentação terão mais condições de fazer a avaliação perfeita.
A internet hoje é uma chave para este tipo de pesquisa. Busque por referências do profissional e da empresa. Em geral, é possível encontrar comentários sobre trabalhos anteriores realizados pelo avaliador de imóveis e sobre a empresa para a qual ele presta serviços.
Não deixe também de ter uma boa conversa com profissionais. Ouvir o que eles dizem e “sentir” o nível de conhecimento pode ser um fator decisivo na escolha do melhor serviço.