Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade
Sabemos que o controle dos bens da empresa é uma necessidade de qualquer empresa, seja sob o ponto de vista das estratégias a serem tomadas ou do ponto de vista contábil, conhecer e ter um controle perfeito dos ativos traz uma série de vantagens muito claras.
Com o controle patrimonial, a empresa tem melhoria do planejamento, rastreabilidade dos ativos, otimização de gastos, aumento de qualidade na entrega e disponibilidade dos serviços e adequações legais para segurança e conformidade com as regulamentações.
Além disso, há uma menor possibilidade de fraudes e furtos por colaboradores mal intencionados e melhoria nas informações que servirão de base para que o gestor tome as decisões mais adequadas. Tudo isso representa maximização de resultados. Mas como exatamente o georreferenciamento se encaixa na gestão de ativos? Neste artigo do Blog da Integrade você vai conhecer o que é essa ferramenta, como pode ser usada como um diferencial no controle patrimonial, e como a Integrade Consulting pode ser a parceira ideal para que a sua empresa atinja seus objetivos.
Tudo bem, você deve ter chegado até este artigo em busca de informações sobre a gestão de ativos, mas não custa discutirmos a língua portuguesa, já que essa é uma palavra que gera muitas dúvidas sobre sua forma correta.
O correto, desde a última reforma ortográfica, é georreferenciamento, já que a segunda palavra deste termo composto (referenciamento) começa com “r”. Geo-referenciamento (com hífen) e geo referenciamento (com o espaço entre as palavras), são formas incorretas no português formal.
Quanto ao conceito, segundo o dicionário, geolocalização é: “A ação ou efeito de geolocalizar, de localizar algo ou alguém no espaço. Processo através do qual algo ou alguém pode ser localizado com base em coordenadas geográficas, especialmente a latitude e a longitude, do lugar onde esse objeto ou pessoa em questão estão.”
A maioria de nós já usa o georreferenciamento de forma quase cotidiana. Você provavelmente usa um sistema de GPS quando quer encontrar um endereço, faz buscas na internet em sites que procuram a sua localização para oferecer serviços que estejam mais próximo à sua localização e tem esse sistema ligado em seu smartphone. No controle de ativos, o georreferenciamento é o link entre dados e mapas. O benefício principal e controlar os ativos por mapa, por grupos, camadas de relevância, e diversas outras associações Para isso, sistemas de localização via satélite (GPS), drones e câmeras de alta resolução podem localizar onde estão um produto, um serviço, um endereço ou até um ativo da sua empresa, previamente equipado com uma plaqueta que o permita ser encontrado.
Há ainda a possibilidade de uso de um sistema de georreferenciamento de dados, que permite a análise, estudos técnicos, jurídicos e ambientais para o planejamento de ações na gestão de imóveis. Uma boa ferramenta, como o Integrade Geographic System (IGS), garante excelentes resultados nessa área.
A identificação dos limites e vértices consiste em vistoria local do imóvel, a partir dos documentos e plantas existentes fornecidas pelo cliente ou retiradas em cartórios, que mostre a localização das propriedades, permitindo a identificação das áreas adquiridas e escrituradas, bem como, a identificação dos limites com as propriedades de terceiros e as demarcações existentes nas divisas.
Todas essas informações são armazenas pelo IGS, o que permite ao gestor cruzar dados para obtenção de relatórios completos e atualizados, melhorando bastante a capacidade de tomar decisões mais assertivas.
Outro ponto interessante é que o acesso de dados pode ser feito de forma remota. Mesmo que os ativos estejam em uma cidade e o gestor em qualquer outro ponto do mundo, ele de acessar os dados com um smartphone, tablet ou comutador e um ponto de acesso à internet.
Veja mais características do IGS: • Alteração do acesso principal do lote e controle do ponto de partida da descrição; • Edição dos dados alfanuméricos; • Elaboração do memorial descritivo de qualquer elemento geográfico; • Elaboração dos termos de concessão de uso especial; • Emissão das etiquetas com os dados dos titulares; • Gerenciamento total do Programa de Regularização Fundiária. • Georreferenciamento de perímetro e de parcelas de imóveis rurais; • Mensuração e materialização de todos os vértices do perímetro dos imóveis rurais; • Verificação de limites estaduais e faixas de fronteira; • Medição de rios, córregos, igarapés e estradas de rodagem que sejam limítrofes dos imóveis rurais; • Confecção da planta geral do imóvel, das planilhas de cálculos de todas as áreas e das monografias dos vértices implantados; • Fixação de placas modelo padrão INCRA, indicativas da obra; • Confecção e entrega das peças técnicas (memorial descritivo, plantas das glebas, contendo todos os marcos, planilhas de cálculos, anotação de responsabilidade técnica – ART, emitida pelo CREA, relatórios técnicos resumidos de cada área com número de vértices implantados e área e perímetro).
A Integrade Consulting é uma consultoria com ampla experiência na avaliação de imóveis, que conta com profissionais especializados, com estratégias e softwares modernos e eficientes e trazem as melhores soluções. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo.
2 respostas para “Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade”
2 respostas para “Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade”