Conheça a relação entre o teste de Impairment e o Compliance
Não é segredo para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo. A escolha por um produto ou serviço, por um fornecedor ou outro muitas vezes está em detalhes. Em um ambiente assim, boas práticas de governança são fundamentais. E é aí que entramos no tema desse artigo: a relação entre o teste de Impairment e o Compliance.
Ambos os conceitos estão intimamente ligados à transparência, algo que o atual mercado exige. No entanto eles têm diferenças marcantes.
O que é o teste de Impairment? O que é o Compliance? Como esses dois conceitos se relacionam? Siga a leitura aqui do Blog da Integrade, entenda os detalhes e dê um passo importante na busca por uma gestão mais eficiente.
O Teste de Impairment também é conhecido como Teste de Recuperabilidade do Ativo. Seu objetivo é estabelecer a capacidade de um determinado bem de gerar receita pela sua venda ou pelo uso.
Explicando melhor, o teste de Impairment é uma das etapas da Gestão Patrimonial. Esse tipo de gestão é um processo no qual a empresa ganha pleno conhecimento dos bens que a ela pertencem e também uma excelente ferramenta para otimizar o uso e o valor financeiro dos ativos.
A gestão de patrimônio conta com a realização de um inventário, a avaliação de ativos, a revisão da vida útil do imobilizado, a determinação de novas taxas de depreciação e, finalmente, o teste de impairment.
Ou seja, após conhecer plenamente cada um dos bens que forma o conjunto de ativos imobilizados, o gestor verifica se o valor contábil de cada ativo excede ou não o valor recuperável. Em outras palavras, O teste de impairment permite que bens que já não servem para a empresa do ponto de vista contábil (obsoletos) se transformem em uma nova fonte de receita.
Além disso, Teste de Impairment é uma obrigação legal imposta pelas normas contábeis (CPC01) e determinada pela Lei 11.638/07, I.N. 1.515/16. Não possuir os relatórios financeiros e contábeis, que devem seguir as orientações da orientação da ABNT 14.653, pode gerar problemas com o Fisco.
Quem apresenta as suas contas de forma clara para o mercado está mandando uma mensagem clara para o mercado de que a empresa é sadia do ponto de vista contábil e de que tem boas práticas de governança.
O compliance é um conceito de governança que protege a empresa contra eventuais problemas legais, mas vai muito além disso. Ele significa comprometimento com as leis e normas vigentes, causando um enorme impacto em como a empresa é vista pelo mercado.
Por mais que pareça lógico pensar que todos precisamos seguir as normas e agir de forma ética, sabemos que na prática isso nem sempre acontece. Por isso, manter todas as operações dentro de um Código de Conduta e de uma Política da Companhia claros, e uma sinalização excelente da legalidade e compromisso da administração.
Hoje o mercado exige esse compromisso com a idoneidade. A transparência tem um impacto enorme sobre a imagem da corporação que os adota.
Conhecendo os dois conceitos fica claro que ambos têm impacto sobre a credibilidade da empresa. Ambos têm relação com a responsabilidade social e também são ferramentas administrativas de extrema importância.
Uma vez que a empresa está dentro das conformidades administrativas, o gestor tem dados mais precisos para a tomada de decisão e estabelecimento de novas estratégias. Além disso, ele sabe que multas e sanções não surgirão.
A transparência, que deveria ser natural, passa a ser uma vantagem competitiva para a organização e pode até se transformar em novas fontes de renda. Interessados em investir necessariamente buscam empresas que tenham boas práticas tanto sobre a clareza dos dados expostos ao mercado quanto as pelas condutas adotadas por ela.
A contratação de uma consultoria especializada na gestão de patrimônio, com experiência em inventários e auditorias também é uma sinalização clara da transparência e da saúde econômica de uma corporação.
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